quinta-feira, 13 de setembro de 2012

5° Dia de Oficina Redes Sociais com com os professores da Escola Municipal Marechal Ribas Jr.

No 5° dia de oficina, pedimos para os professores compartilhar o resultado da pesquisa que foi solicitada no nosso segundo encontro. Cada professor escolheu uma turma  e  o resultado foi o seguinte:


Nas turmas em que a idade dos alunos varia entre 8 e 11 anos, a maioria não está nas  redes sociais, mas  metade possuí computador e internet em casa. 
Já nas turmas em que a idade dos alunos varia de 12 a 13 anos a maioria possuí e participa de mais de uma rede social, e mais da metade da turma também possuí internet e computador em casa. 
As redes sociais mais citadas foram o Facebook e o Orkut. 

O objetivo dessa pesquisa era incentivar os professores a conhecer um pouco dos hábitos virtuais dos alunos e refletir sobre o motivo deles estarem em rede. Essa reflexão foi realizada em conjunto e chegamos a conclusão de que eles estão em rede pois gostam de compartilhar coisas e estar em contato com os amigos. 

Como a interatividade é o compartilhamento parecem definir  a Web 2.0, falamos um pouco sobre essa nomenclatura e sobre as características desse forma de organização da internet, e fizemos um contraponto com a Web 1.0. Para isso, utilizamos o seguinte quadro:


A Web 2.0 permitiu que o o usuário da internet pudesse ser um autor e co-autor do conteúdo encontrado na rede. O usuário agora  pode interagir com a notícia, para ilustrar isso utilizamos dois exemplos atuais: 

1. A restauração má sucedida da obra Ecce Homo, que virou uma febre na internet:

2. O caso da aluna de escola pública, Isadora Faber que criou uma página no facebook para denunciar os problemas na escola. 

O caso 1 mostra que hoje o leitor de uma notícia pode interagir com a notícia, compartilhando para um grande número de pessoa sua interpretação da mesma. Já o segundo caso nos mostra que hoje uma pessoa comum pode gerar e divulgar  informações sobre sua escola, bairro e comunidade. Isso configura o é chamado de "mídia cidadã".

Para saber mais sobre " mídia cidadã" asssista: http://www.youtube.com/watch?v=f7qjb4DYi_E


Essas informações permitem que os professores observem como a forma de receber e compartilhar informações mudou nos últimos 20 anos, isso se só pensarmos na internet.

Os alunos de hoje fazem parte de uma geração que já nasceu com a internet, os chamados nativos digitais, e   os professores quando foram alunos viviam num mundo sem o fácil acesso a internet. e portanto sem as possibilidades que existem hoje. 

Mediante a essas reflexões pedimos para que os professores recorressem as suas memórias com a seguinte pergunta:

Como era o seu mundo sem internet?

Os professores relataram que no tempo deles as únicas fontes de informação para trabalhos e provas eram as enciclopédias, os livros didáticos e os professores. 

Esse exercício de memória permitiu que os professores percebessem o quanto a forma de estudar do aluno se modificou e isso também modifica o papel do professor... ele não é mais uma das únicas fontes de informação disponível. Entretanto, mesmo que professor perca o posto de única fonte de conhecimento, ele ganha outras funções, a de mediador e de instigador. 

Terminamos a oficina falando um pouco sobre os nativos e imigrantes digitais. 






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