Nas turmas em que a idade dos alunos varia entre 8 e 11 anos, a maioria não está nas redes sociais, mas metade possuí computador e internet em casa.
Já nas turmas em que a idade dos alunos varia de 12 a 13 anos a maioria possuí e participa de mais de uma rede social, e mais da metade da turma também possuí internet e computador em casa.
As redes sociais mais citadas foram o Facebook e o Orkut.
O objetivo dessa pesquisa era incentivar os professores a conhecer um pouco dos hábitos virtuais dos alunos e refletir sobre o motivo deles estarem em rede. Essa reflexão foi realizada em conjunto e chegamos a conclusão de que eles estão em rede pois gostam de compartilhar coisas e estar em contato com os amigos.
Como a interatividade é o compartilhamento parecem definir a Web 2.0, falamos um pouco sobre essa nomenclatura e sobre as características desse forma de organização da internet, e fizemos um contraponto com a Web 1.0. Para isso, utilizamos o seguinte quadro:
A Web 2.0 permitiu que o o usuário da internet pudesse ser um autor e co-autor do conteúdo encontrado na rede. O usuário agora pode interagir com a notícia, para ilustrar isso utilizamos dois exemplos atuais:
1. A restauração má sucedida da obra Ecce Homo, que virou uma febre na internet:
2. O caso da aluna de escola pública, Isadora Faber que criou uma página no facebook para denunciar os problemas na escola.
O caso 1 mostra que hoje o leitor de uma notícia pode interagir com a notícia, compartilhando para um grande número de pessoa sua interpretação da mesma. Já o segundo caso nos mostra que hoje uma pessoa comum pode gerar e divulgar informações sobre sua escola, bairro e comunidade. Isso configura o é chamado de "mídia cidadã".
Para saber mais sobre " mídia cidadã" asssista: http://www.youtube.com/watch?v=f7qjb4DYi_E
Essas informações permitem que os professores observem como a forma de receber e compartilhar informações mudou nos últimos 20 anos, isso se só pensarmos na internet.
Os alunos de hoje fazem parte de uma geração que já nasceu com a internet, os chamados nativos digitais, e os professores quando foram alunos viviam num mundo sem o fácil acesso a internet. e portanto sem as possibilidades que existem hoje.
Mediante a essas reflexões pedimos para que os professores recorressem as suas memórias com a seguinte pergunta:
Como era o seu mundo sem internet?
Os professores relataram que no tempo deles as únicas fontes de informação para trabalhos e provas eram as enciclopédias, os livros didáticos e os professores.
Esse exercício de memória permitiu que os professores percebessem o quanto a forma de estudar do aluno se modificou e isso também modifica o papel do professor... ele não é mais uma das únicas fontes de informação disponível. Entretanto, mesmo que professor perca o posto de única fonte de conhecimento, ele ganha outras funções, a de mediador e de instigador.
Terminamos a oficina falando um pouco sobre os nativos e imigrantes digitais.
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