quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

1ª AULA DE QUÍMICA COM ALUNOS DO 9º A

Chegamos à Escola Municipal Profa. Amélia 10 minutos antes do horário da aula e esperamos um pouco até bater o sino. Em seguida entramos na sala junto com a professora e explicamos a atividade.
Os alunos estavam muito agitados e tive dificuldade de falar. Tentei fazer com que eles compreendessem a importância da parceria deles neste momento, pois se a escola visse nas mídias que eles gostam de usar diariamente, um potencial para serem usadas como forma de aprendizagem, eles passariam ao uso mais frequente. Eles concordaram, mas não nos convenceu muito!

Gastamos muito mais tempo do que o previsto na nossa apresentação e já era quase 9:30 quando conseguimos dividir os grupos. Estavam presentes na sala 29 alunos, então formamos 05 grupos e eles decidiram entre si quais seriam os pesquisadores e quais seriam buscadores.

Quando fomos anotar os números de celular dos alunos que seriam os buscadores, tivemos o seguinte problema: é proibido levar celular para a escola (e eles realmente não levam). A professora nos disse que a proibição é mais por causa de furtos do que propriamente restrições ao seu uso.

Nós tínhamos levado alguns celulares que usamos no Telinha de Cinema, para emergência, mas não dá pra mandar mensagem por eles, pois eles não possuem chip. Enquanto pensávamos como iríamos resolver, os alunos enlouqueciam na sala!

Pensamos em tentar enviar as respostas via bluethoot, mas para isso tivemos que emparelhar nossos celulares e isso demorou bastante. Por fim, faltavam apenas 15 minutos para terminar a aula e não tínhamos conseguido fazer a atividade.
Conseguimos parear os celulares, mas o alcance deles não dava para os buscadores receberem as respostas.

Alunos procuram a resposta da pergunta


As equipes de pesquisa se empolgaram com a atividade de tentar achar a resposta, pesquisaram bastante, ficaram ansiosos e alguns até impaciente, pois não conseguiam encontrar.

Como possuem pouca habilidade com os mecanismos de busca, demoram para concluir a atividade. Aos poucos os grupos foram achando as respostas e chamava a professora para conferir, assim que ela dava o ok, eles iam para a porta do laboratório de informática tentar envia a mensagem via bluethoot para os buscadores do seu grupo.

Os buscadores tiveram que ficar bem perto da porta do laboratório e assim que recebiam a mensagem iam procurar o produto e levavam para a sala.

O horário da aula acabou e conseguimos passar apenas uma pergunta para cada grupo. Os pesquisadores voltaram para a sala e lá a professora conferiu os produtos dos buscadores. Apenas um grupo não conseguiu completar a tarefa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário