sexta-feira, 9 de março de 2012

Plano de aula - Fotografia Panorâmica

A oficina de fotografia panorâmica teve dois momentos importantes.

1 Aula – Prática de fotografar

LOCAL: Sala de aula e ambiente externo

· Explicação por slide: O que é foto panorâmica e como é fotografada esse tipo de foto;

· Apresentação de fotografias Panoramas Del Sul - Nacho Durán;

· Separação de duplas para fotografar;

· Determinar os lugares onde serão realizadas as fotografias;

· Aula prática – fotografando espaços na UFT;

· Finalização – descarregando o material.


2 Aula – Prática de montagem de panorâmica

LOCAL: Laboratório de informática

· Ensinar como se faz a foto panorâmica (slide);

· Apresentar Tutoriais;

· Explicar como usa o photoshop para essa técnica;

· Finalização com fotos prontas;

· Será uma foto panorâmica por aluno.

Reaplicação Fotografia Panorâmica - UFT


Os alunos do curso de comunicação social da UFT, turma de introdução a fotografia, foram bem receptivos e interessados com o tema apresentado. No total eram 18 alunos com grandes interesses em aprender a atividade, então não foi difícil executá-la.

A primeira etapa da aula foi bem realizada. Apenas quando chegou na hora de fotografar para depois montar as fotos alguns alunos tiveram dificuldade em assimilar a técnica. Mas foi logo resolvido, pois a oficineira Myllena tem paciência e soube ensinar bem.

Na segunda parte, nenhum aluno tinha conhecimentos sobre a técnica de fazer a panorâmica com o programa Photoshop, mas com os tutoriais feitos pela Myllena todos conseguiram produzir as fotos com perfeição. Nesse momento, três alunos não conseguiram finalizar a atividade por terem fotografado de forma errada, mas foram orientados e conseguiram concluir a atividade.

A professora Cynthia Mara participou de todos os momentos com interesse. A parceria foi muito boa e ela se interessou tanto que nos convidou para executar a atividade na próxima turma, que tem início de aulas em abril.

Reaplicação Canto das Artes - Taquaruçu


Uma das reaplicações escolares aconteceu no espaço Canto das Artes, um ponto de cultura localizado no município de Taquaruçu-TO. A oficina proposta foi a de montagem de steadicam. Foram dois dias de aplicação de oficina: segunda-feira dia 23/01 e terça-feira dia 24/01. O aluno Danillo Brian foi o responsável pela reaplicação e o aluno Matheus Ivo deu suporte como monitor.

Como combinado anteriormente com o responsável do Canto das Artes, Tharson Lopes, vinte adolescentes foram convidados para participar da oficina. O primeiro dia de oficina, na parte da manhã, os aplicadores reservaram para a produção do steadicam. Danillo apresentou para os alunos qual a utilidade do steadicam e um breve histórico de como surgiu. Posteriormente, mostrou vídeos com tutoriais para a fabricação do equipamento.

Encerrada a parte teórica e visual os alunos receberam os materiais (cano PVC, parafusos, joelhos, sacola, pedras e fita isolante) para colocarem em prática o que aprenderam. De forma descontraída todos produziram seu steadicam. Nenhum aluno encontrou dificuldade e o processo ocorreu como planejado.

Finalizada a parte prática partimos para uma conversa com os alunos. Esse momento foi reservado para que os alunos discutissem alguns assuntos para assim decidirem qual seria o tema do vídeo que teriam que produzir utilizando máquina digital e o steadicam.

Ainda no primeiro dia, na parte da tarde, três grupos foram formados: 1º O grupo optou por contar a história do Canto das Artes; 2º O grupo escreveu uma história fictícia para representar a poluição do rio da cidade; 3º O grupo resolveu contar a história da própria banda que surgiu no Canto das Artes. Escolhido o tema, cada grupo teve um tempo para produzir o roteiro do vídeo.

O segundo dia foi dedicado a produção do vídeo. Os alunos tiveram esse tempo para colocarem em prática a filmagem do vídeo. Eles não encontram dificuldade para a filmagem. Com o steadicam na mão e a máquina todos conseguiram reproduzir a ideia presente no papel. Danillo e Matheus também contribuíram na filmagem dando dicas para os alunos do que aprenderam no Telinha de Cinema.

1ª Reaplicação - Plano de Aula

Plano de Aula – Oficina Montagem de Steadicam
Oficineiro: Danilo Brain
Colégio: Santa Rita de Cássia


A oficina de montagem de steadicam teve 4 dias de duração divididos em:

1. Aula Prática – Montagem de Steadicam
LOCAL: sala de aula ou ambiente externo

· Explicação por slide de como feito o steadicam;
· Apresentação de tutoriais;
· Aula prática – montando steadicam.
· Produção do painel explicativo
Atividade: Diferença em filmar com e sem steadicam

2. Aula – Pesquisa e criação
LOCAL: Laboratório de informática

· Apresentação do tema – pela professora Rosângela;
· Definição dos 3 grupos;
· Pesquisa de temas;
Atividade: Microtexto (festival do microtexto
· Produzir roteiro;
· Através do slide e com exemplo, explicar como transformar o texto em roteiro

3. Aula Prática – gravação/produção

· Gravar com os três grupos;
· Finalização no Telinha de Cinema.

4. Exposição

· Projeção dos filmes no pátio da escola;
· Painel com fotos making off;
· Painel de montagem de steadicam;
· A exposição ficará por cerca de um mês na escola.

quinta-feira, 1 de março de 2012

Primeira Reaplicação Escolar - Palmas




A primeira Reaplicação Escolar do Restelinha aconteceu em Palmas, Tocantins. As ideias estavam claras e as funções de cada um bem definidas, mas a experiência era nova e tudo poderia acontecer.
Assim, os alunos Danilo Brian e Rodrigo Maranha foram convidados, o primeiro para ser o reaplicador e o segundo para ajudar com a monitoria.

O tema da vez foi a Construção de Steadycam. Material simples, construído com cano PVC, porém muito importante para a garantida de boa qualidade da captura de vídeos feitos com câmeras fotográficas.
A segunda etapa era encontrar um professor que abraçasse a causa e colaborasse com a reaplicação, então a professora Rosângela Lopes, responsável pela Literatura no Centro de Ensino Médio Santa Rita de Cássia, aceitou a proposta sem pensar duas vezes e entrou para o time.
No decorrer do planejamento da atividade, tivemos duas reuniões com a Rosângela, todas muito bem aproveitadas e cheias de ideias. Foi então que o tema Barroco Brasileiro surgiu para completar o que faltava, servindo como ponte entre a temática que seria reaplicada e as aulas de Literatura.
A turma era grande! No total, eram 27 alunos, todos do primeiro ano. Para que tudo corresse bem, dividimos as atividades em 3 dias. Infelizmente, a aula de Literatura acontecia uma vez na semana, então era previsto que a reaplicação durasse 3 semanas, mas aconteceu um conselho de classe no dia da última aula que fez com que se estendesse por mais uma semana.

Esse caso prejudicou bastante o desempenho dos alunos, pois ficamos com duas semanas de pausa. Então, quando retornamos a Escola para finalizar os trabalhos, todos haviam esquecido o roteiro e não estavam com o mesmo interesse.
Para entender melhor como foi realizada a primeira Reaplicação Escolar em Palmas, disponho abaixo o planejamento.