sexta-feira, 9 de março de 2012

Reaplicação Canto das Artes - Taquaruçu


Uma das reaplicações escolares aconteceu no espaço Canto das Artes, um ponto de cultura localizado no município de Taquaruçu-TO. A oficina proposta foi a de montagem de steadicam. Foram dois dias de aplicação de oficina: segunda-feira dia 23/01 e terça-feira dia 24/01. O aluno Danillo Brian foi o responsável pela reaplicação e o aluno Matheus Ivo deu suporte como monitor.

Como combinado anteriormente com o responsável do Canto das Artes, Tharson Lopes, vinte adolescentes foram convidados para participar da oficina. O primeiro dia de oficina, na parte da manhã, os aplicadores reservaram para a produção do steadicam. Danillo apresentou para os alunos qual a utilidade do steadicam e um breve histórico de como surgiu. Posteriormente, mostrou vídeos com tutoriais para a fabricação do equipamento.

Encerrada a parte teórica e visual os alunos receberam os materiais (cano PVC, parafusos, joelhos, sacola, pedras e fita isolante) para colocarem em prática o que aprenderam. De forma descontraída todos produziram seu steadicam. Nenhum aluno encontrou dificuldade e o processo ocorreu como planejado.

Finalizada a parte prática partimos para uma conversa com os alunos. Esse momento foi reservado para que os alunos discutissem alguns assuntos para assim decidirem qual seria o tema do vídeo que teriam que produzir utilizando máquina digital e o steadicam.

Ainda no primeiro dia, na parte da tarde, três grupos foram formados: 1º O grupo optou por contar a história do Canto das Artes; 2º O grupo escreveu uma história fictícia para representar a poluição do rio da cidade; 3º O grupo resolveu contar a história da própria banda que surgiu no Canto das Artes. Escolhido o tema, cada grupo teve um tempo para produzir o roteiro do vídeo.

O segundo dia foi dedicado a produção do vídeo. Os alunos tiveram esse tempo para colocarem em prática a filmagem do vídeo. Eles não encontram dificuldade para a filmagem. Com o steadicam na mão e a máquina todos conseguiram reproduzir a ideia presente no papel. Danillo e Matheus também contribuíram na filmagem dando dicas para os alunos do que aprenderam no Telinha de Cinema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário