quarta-feira, 13 de junho de 2012

Reaplicação Natividade


No dia 31 de maio a ONG Casa da Árvore realizou uma oficina de vídeo de bolso para alunos do PROJOVEM da cidade de Natividade no Estado do Tocantins.
A temática foi simples, ensinar de forma fácil como é feito um vídeo com o celular. A oficina fazia parte da programação do 8 seminário de natividade, organizado pelo curso de comunicação social da Universidade Federal do Tocantins.

Abaixo um resumo da proposta:

Título da Oficina: Vídeo de bolso
Número de vagas: 20 vagas
Oficina oferecida pela ONG Casa da Árvore. As aulas serão ministradas pelos educadores do projeto Telinha de Cinema.

Resumo: A proposta da oficina é ensinar aos alunos como é feita a produção de um vídeo de bolso em um curto tempo e sem necessidade de edição de cenas na finalização.
Primeiro passo é fazer um resumo do que é a produção audiovisual, possibilitando assim, que os alunos compreendam o processo. Em seguida será estimulada a criatividade na construção do enredo a ser gravado. Os alunos passarão por atividades que auxiliarão no desenvolvimento da história.
Utilizando as redes sociais como apoio (caso tenha acesso a internet), os alunos publicarão suas ideias. Assim, elas serão avaliadas por todos. O intuito é escolher as melhores para então começarem a produzir o roteiro.
               Os grupos serão formados e as funções determinadas. Assim, é chegada a hora para as instruções e dicas de gravação com o aparelho celular. O diferencial na captura do filme, nessa oficina, será o desafio de gravar sem a necessidade de edição de cenas na pós-produção. O método utilizado para isso será a gravação em play e pause.
               Os professores acompanharão todas as equipes no momento das gravações, sempre instruindo para haver o melhor resultado. Finalizando essa etapa, os grupos retornam a sala e os vídeos são finalizados com inserção de título e créditos no editor de vídeo.


Integrantes da equipe: Inaê Ribeiro, Daniel dos Santos.
Recursos materiais necessários: Computadores com acesso a internet e que possuam o editor de vídeo Movie Maker.
Contrapartida dos recursos: Aparelhos celulares, notebook e projetor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário