Alunos no laboratório de informática |
Quando a segunda turma chegou à sala de informática já tínhamos internet. Começamos explicando nossas ações a as atividades que iríamos realizar com eles. Fizemos os mesmos combinados e todos aceitaram.
Com a internet funcionando o desenvolvimento desta turma foi bem mais acelerado e produtivo. Conseguiram pesquisar a charada que colocamos no blog. Apesar de terem demorado um pouco, essa demora nos possibilitou perceber que esses alunos, mesmo com familiaridade com os mecanismos de busca, não são letrados digitalmente. Não sabem usar os mecanismos de busca eficientemente, não sabem o que é e-mail, apesar ter uma conta para entrarem no Orkut.
Alunos buscam a resposta na internet |
A partir dessa percepção falei a eles da importância de pensarmos nesse letramento e dei algumas dicas, como usar o sinal + ou aspas e o control F. Ao terminar de falar pedi aos alunos, que ainda não haviam encontrado a resposta, que utilizassem alguns dos recursos que apresentei e em poucos minutos todos chegaram à resposta.
Assim que terminamos a atividade, eles nos perguntaram se podiam navegar nas redes sociais e deixamos, já que os mesmos tinham cumprido a tarefa com sucesso.
A aula de Português chegou ao fim e não tivemos problemas com o comportamento dos alunos, vale destacar: 26 adolescentes vindos do horário intervalo.
Ficou combinado que eles leriam o conto em casa e na próxima aula daríamos sequência às atividades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário